Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Como trabalhar receitas

 INTRODUÇÃO:
A receita é um ótimo recurso para se trabalhar leitura e escrita com séries iniciais. A partir de uma receita o professor pode descobrir e desenvolver nos alunos, competências e habilidades que ajudarão na alfabetização de seus alunos. Veja algumas dicas de como trabalhar uma receita.
TAREFA: Peça aos alunos que tragam receitas de doces, salgados ou de qualquer outras coisas... bebidas por exemplo.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de leitura e escrita a partir de textos  vivenciados pelo próprio aluno.
CONTEÚDOS:
* Trabalhando receitas.
- Leitura;
- Produção textual;
METODOLOGIA:
- Dividir a turma em grupos para poder trabalhar o material trazido por eles, não se esequecendo de explorar a estrutura de cada receita:
- Com que objetivo uma pessoa escreve uma receita;
- Quem escreve uma receita e para que ela serve;
- Do que fala uma receita;
- O que não pode faltar numa receita.
- Organizar as receitas considerando alguns critérios estabelecidos por eles mesmos, por exemplo, selecionar as receitas por tipo: doces, salgados, difícil de fazer, fácil de fazer, mais gostosa, menos gostosa,  nunca comeram etc.
- Perguntar se alguém trouxe uma receita preferida, se trouxe, pedir para ele ir até a frente falar um pouco sobre ela.
- Fazer uma votação para escolher a comida ou o doce mais gostoso  e a receita mais completa;
- Preparar os ingredientes para que a comida ou o doce escolhido seja feito pelos próprios alunos dentro da sala de aula.
RECURSOS:
- Receitas;
- Recortes de doces e salgados;
- Ingredientes para confecção do alimento escolhido;
- Objetos que devem ser utilizados para fazer um bolo, por exemplo
- Alunos e professor.
AVALIAÇÃO:
- Processual e contínua.
-Leitura de receitas.
- Produzir um texto sobre o que aprenderam sobre receitas.
CONCLUSÃO:
Com o desenvolvimento dessa atividade desenvolve-se nos alunos habilidades e competências voltas para a leitura e a escrita, pois percebe-se que quando o aluno é envolvido em atividades que eles participam diretamente, são construídas aprendizagens satisfatórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário